quarta-feira, 4 de julho de 2012

Snuff Movies (Filmes Snuff) #1

Eu conheci esses tipos de filmes sem saber que eles se chamavam assim. Quando eu era nova assistia muito a série de filmes/documentários "Traços da morte"  mas só fui ter idéia do que eram uma espécie de  snuff movies depois de assistir ao filme "8mm" com Nicholas cage (Se não viu assista! É muito bom!)Na verdade, eu nem conhecia essa terminologia. Baseado nisso, fiz algumas pesquisas e resolvi dividir com vocês.

 Snuff Movies (Filmes Snuff) 
 Um filme snuff, seria um gênero que conta com a morte real de uma ou mais pessoas presentes na película, sem efeitos especiais, feito especialmente para o entretenimento ou visando lucro financeiro. A falta de provas de que esses filmes realmente existam, os tornam uma lenda urbana. Alguns filmes de execuções ou assassinatos existem, mas não foram feitos visando a distribuição comercial.


O primeiro uso registrado do termo "filme snuff" é um livro em 1971 por Ed Sanders , The Family: The Story of Charles Manson Batalhão de Ataque Dune Buggy. Ele alega que A Família Manson foi envolvido em fazer um filme na Califórnia para gravar seus assassinatos. [2]
O uso metafórico do "snuff" termo para denotar morte parece ser derivada de um verbo para o corte curto de um pavio da vela. A palavra tem sido utilizado como tal em calão Inglês para centenas de anos. JC Hotten lista o termo na quinta edição do seu Dicionário do calão em 1874 como "um termo muito comum entre as classes mais baixas de Londres, ou seja, de morrer de doença ou acidente." A palavra é descendente (através do Inglês Médio "snuffen" ou "snuppen" [3] ) a partir do Inglês Antigo "snithan", ou seja, para abate e desmembrar, de "falso", ou seja, para matar cortando ou facadas, de "snid ", para cortar.

Foi pelos anos 70 que surgiu a lenda dos "Snuff Movies". Não sei dizer se isso começou pelo público do horror ou do pornô, mas a lenda contava que existia um filme com cenas REAIS de morte, ou seja, não era montagem como num filme de terror. Outros diziam que era um filme Hardcore de sexo masoquista que terminou em morte.
Não importa qual lenda é verdadeira, o fato é que existia a lenda de um filme em que teve uma morte real filmada!

A curiosidade e o sadismo humano sempre existiu, hj em dia você tem sites para matar essa mórbida curiosidade,m as naquela época onde você veria um corpo morto ? Não tinha...
Logo os cinemas americanos se aproveitaram da popularidade da lenda e lançaram um filme de muito mal gosto chamado SNUFF!
 
filme era bem underground e nunca fez sucesso, só fez aumentar mais a lenda dos filmes snuff...

Depois disso no final dos anos 70 começaram a surgir uma série de filmes conhecidos como "Mundo Films" que na verdade era o inicio dos documentários. Neles se mostrava topless, brigas, bizarrices, rituais religiosos... tudo real.
Então em 78 surgiu nos cinemas o "FACES DA MORTE". Não sei como foi o resultado nos cinemas, mas na capa do VHS ele se orgulhava em dizer que foi proibido em mais de 50 países!(eu vi váriosss desses quando era menor)

 Uma das capas com o aviso que foi proibido em 46 países



Nos anos 80 o Faces da Morte podia ser encontrado nas locadoras, era um filme diferenciado, pela capa falando ser proibido para menores de 18 anos e pelas cenas reais de morte. Logo normalmente era proibido pelos pais também.
Mas o "Faces da Morte" não era um snuff movie, ele era um dos "Mundo Films", que mostrava cenas de acidentes fatais, operações que não acabaram bem... coisas raras filmadas que acabaram com a morte.
E pasmem... depois de tudo foi descoberto que a maioria das cenas mostradas eram fakes!

Também nos aos 80 foi lançado o primeiro falso documentário de terror chamado :Cannibal Holocaust.

O filme conta a história de quatro documentaristas de tribos canibais que embrenham-se na selva para filmar indígenas. Dois meses mais tarde, depois que o grupo não retorna, o famoso antropólogo Harold Monroe viaja em uma missão de resgate para encontrá-los. Ele consegue recuperar as latas de filme perdidas, que revelam o destino dos cineastas desaparecidos
O diretor italiano Ruggero Deodato, foi acusado, após rumores, de que as mortes em seu filme Cannibal Holocaust seriam reais. Além de gore, o filme contém muitas cenas de violência sexual e a morte reais de sete animais gravadas e uma não gravada. Cannibal Holocaust foi banido em mais de 50 países e em 2006, a revista Entertainment Weekly, o nomeou como um dos 20 filmes mais controversos de todos os tempos.

 


No próximo post irei falar dos snuffs movies nos anos 90/2000 e como a internet interfiriu nessa lenda urbana (será lenda mesmo?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário