terça-feira, 10 de julho de 2012

Conto de fadas macabro #2

Continuação do post sobre contos de fadas macabros.
Para ver o post anterioo clique AQUI.

A Pequena Sereia
 
A versão 1989 da Pequena Sereia poderia ser melhor conhecido como “A grande mentira!” Na versão Disney, o filme termina com Ariel sendo transformada em um ser humano, para que ela possa casar com Eric. Eles casam num um casamento maravilhoso com a participação de seres humanos e marinhos.
Mas, na primeira versão por Hans Christian Andersen, a sereia vê o Príncipe casar com uma princesa e ela se desespera. É-lhe oferecida uma faca com a qual a pode esfaquear o príncipe, mas em vez de o fazer ela saltou para o mar e morre, transformando-se em espuma. Hans Christian Andersen modificado ligeiramente o final para o tornar mais agradável. Em seu novo final, em vez de morrer, quando se transforma em espuma , ela transforma-se numa “filha do ar” à espera de ir para o céu – por isso, francamente, ela ainda está morta, para todos os efeitos.

João e Maria 

 Pra mim esse conto já é macabro normalmente, só o fato dos irmãos jogarem a bruxa no fogo já deixa o final bemmm bizarro.
A versão conhecida de Hansel e Gretel, fala de duas criancinhas que ficam perdidas na floresta, até encontrar seu caminho para uma casa de gengibre e doces que pertence a uma bruxa. As crianças acabam escravizados por um tempo em que a bruxa as prepara para comer. Eles encontram a saídas, atiram a bruxa no fogo e fogem.
Na versão francesa anterior deste conto (Chamado The Lost Children – As Crianças Perdidas), em vez de uma bruxa, temos um demónio. Agora o demónio é enganado pelas crianças (da mesma forma que Hansel e Gretel), mas resolve isso e põe um chicote para fazer uma criança sangrar (isto não é um erro – ele realmente faz isso). As crianças fingem não saber como chegar ao chicote portanto a mulher do demónio demonstra. Enquanto ela está deitada, as crianças cortam a sua garganta e escapam.
Uma versão mais bizarra ainda, diz que o pai sem condições de alimentá-los, os abandona na floresta a própria sorte onde encontram a casa de doces e são aprisonados pela bruxa/demonio. Eles são obrigados a comer para engordarem e poderem ser cozinhados. A bruxa/demonio pede para a Maria esquentar o forno. Maria de faz de desentendida e pede para a bruxa mostrar como fazer, é nessa hora que os irmãos atacam a bruxa jogando ela no fogo e roubando as riquezas dela. Elas voltam pra casa com ajuda de um cisne e dá os tesouros que encotraram para o pai que permite que elas voltem para casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário