quinta-feira, 19 de julho de 2012

Conto de fadas macabro #3

Continuando o post sobre contos de fadas macabros.

Para ver os posts anteriores clique em Parte 1Parte 2.

Cinderela
De todos os contos mais populares, o que possui mais versões é o da Gata Borralheira. Contando com países feito a China (onde a fábula foi originada), França e Itália, são em média 700 versões diferentes. Algumas mudanças extremas, outras nem tanto. Mas com certeza fatos bizarros foram alterados.
Na versão original, o pai de Cinderela (viúvo até então) é um rico comerciante. Casa-se pela segunda vez com uma mulher aparentemente doce e com duas filhas já crescidas. Quando ele parte para viajar as três novas mulheres da família tratam a filha do rapaz como serviçal. Daí origina-se o título A Gata Borralheira (vindo da Itália).
Entre todas as histórias conhecidas existe o famoso baile do príncipe para escolher sua futura esposa. O que muda entre elas é a forma com que a nossa Gata Borralheira consegue a proeza de ir até ele. No popular, é apenas uma fada madrinha que cuida da menina e lhe concede o pedido mas há a versão que Cinderela aos prantos no sótão é consolada por um demônio, no qual resulta os dois firmando um pacto. Porém, seja quem for que a ajudou, deu-lhe o limite das 0h.
Essa parte todos conhecem e não difere muito de im conto pra outro: Ela chega ao baile, dança com o principe e foge deixando o sapato no local.
De casa em casa buscando a misteriosa dona de seu coração, finalmente, o príncipe chega a casa de Cinderela, que foi escondida por suas irmãs para que não provasse do tão famoso sapato de cristal.. A Disney apontou apenas a frustração das moças ao tentarem, e sem sucesso, desistirem de calçá-lo. Mas como estamos falando de força de vontade, a mãe das donzelas diz que o sapato deve servir para uma delas. Para não desapontar a tão boazinha mãe, elas cortam partes de seus pés para que o pé 38 calce 35. 
Uma delas corta todos os dedos e a outra varia entre pedaços dos dedos e calcanhar. Tudo aparentemente muito fácil, a que mais se esforçou calçou o sapato. O príncipe é alertado para o tramóia por dois pombos que bicam os olhos da irmãs . Elas acabam passando o resto de suas vidas como pedintes cegas enquanto Cinderela vive no luxooso palácio do príncipe.

Cachinho de Ouro e os Três Ursos
 


Neste conto, ouvimos falar da linda Cachinho de Ouro que encontra a casa dos 3 ursos. Ela entra e come a sua comida, se senta nas sua cadeira e, finalmente, dorme na cama do urso mais pequeno. Quando os ursos voltam para casa eles encontram-na a dormir – ela acorda e escapa para fora pela janela aterrorizada.
Na versão original (que na datas de 1837), tem duas variações possíveis. Na primeira, os ursos e encontrar Cachinho de Ouro e comem-na. Na segunda, Cachinho de ouro é na realidade uma velha bruxa que salta para fora de uma janela quando os ursos a acordam . A história acaba por dizendo que ela ou quebrou o pescoço ou foi presa por vagabundagem e mandada para a “Casa de Correção”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário